Currículo de João Henrique Areias

João Henrique Areias é consultor e professor de gestão e marketing esportivo em MBAs de instituições de ensino como Trevisan, Facha e Fundação Getúlio Vargas. Também ministra seu próprio curso de Gestão e Marketing Esportivo de curta duração (8h), tendo realizado 16 edições até o momento em todo o Brasil. É membro acadêmico da ABRAESPORTE e da Academia Lance! para artigos sobre gestão e marketing esportivo.

Trabalhou durante 12 anos na IBM (1975-1987), nas áreas de vendas, marketing e comunicação.

Em 1987, iniciou sua carreira na indústria do esporte, como Diretor de Marketing do Clube dos 13 e Vice Presidente de Marketing do Flamengo onde, também, exerceu cargos de diretoria no Departamento de Futebol (2004) e no Departamento de Esportes Olímpicos (2009).

Desenvolveu e comercializou diversos projetos esportivos, como o Plano de Marketing da Copa União 87 (campeonato brasileiro de futebol) que viabilizou o Clube dos 13, sendo o primeiro evento esportivo oficial, financiado exclusivamente pela iniciativa privada no Brasil. Teve importante papel na implantação dos PONTOS CORRIDOS no Campeonato Brasileiro de Futebol, a partir de 2003, que defendeu e foi aprovado por unanimidade pelo Grupo de Trabalho que criou o Estatuto do Torcedor em 2002. O grupo era formado por membros do Ministério dos Esportes, CBF, COB, Clube dos 13, Tv Globo, representantes dos atletas (Raí), técnicos (Parreira), árbitros, sindicato dos jogadores de futebol, etc.

Deu consultoria em gestão e marketing esportivo para entidades esportivas como Avaí F.C., Federação Capixaba de Futebol, Botafogo e Flamengo (Arena Petrobras 2005) e coordenou a campanha para presidência do Flamengo que elegeu a atual diretoria comandada por Eduardo Bandeira de Mello.

Em 2012, fechou o patrocínio da LOTERJ (Raspadinha do Rio) com a equipe de basquete do Flamengo.

Em 2013, atuou como Diretor de Negócios (marketing, comunicação e comercial) da Arena do Grêmio, administrada pela OAS Arenas.

Viveu e trabalhou nesta área, 3 anos nos EUA e 4 anos na Espanha, onde participou de cursos de Gestão e Marketing Esportivo na Universidade de Nova York e da Fundação Real Madrid.

Publicou dois livros: “Uma Bela Jogada” e “Marketing no Pais do Futebol”.

Mantém uma comunidade na internet sobre o tema Gestão e Marketing Esportivo, com cerca de 5.000 membros: comunidade.jhareias.com.

Veja o documentário sobre a Copa União: