Boa tarde, caros amigos...

Gostaría de saber quais livros eu devo ler, para estar por dentro do assunto de Marketing e Gestão esportiva?

Eu busco livros, mas eles estão sempre esgotados, como por exemplo, o do JH Areias...

Alguém pode dar dicas???

Obrigado...

Exibições: 976

Responder esta

Respostas a este tópico

Esse livro do Franklin Foer é muito bom, eu tenho ele também.
Realmente "Como o futebol explica o mundo"!

Pra quem quer ver uma partida de futebol fora do circuito turístico na Europa (os principais clubes e seus tours museus+estádio formando o Turismo Esportivo estão nos guias locais das seguintes cidades: Madrid, Barça, Lisboa, Londres Arsenal, Manchester, Milano, Roma, Paris, etc) é bom ler, explica muita coisa sobre os times e torcidas locais. Pra quem gosta de ir a jogos alternativos é bom ler, tem cada história surpreendente e para quem gosta de conhecer os locais esportivos fora do centro das cidades e comparecer a alguns jogos na Europa menos turística é um excelente guia histórico.
Este tópico está excelente...

muito obrigado pelas respostas... mandem mais... mandem SEMPRE!!!
Olá Rafael,

Aí vai um link com boas dicas de leituras sobre futebol:

http://futebolnegocio.wordpress.com/2009/01/31/futebol-e-literatura/

São dicas do jornalista João Carlos Assumpção.
Outros integrantes do blog F&N também devem indicar livros em breve.

Abs,
Marcos Silveira
Amigos,

Estou escrevendo meu TCC sobre Marketing Esportivo, então vou enviar minha referência bibliográfica.

Abraços

AREAIS, J. O Marketing no País do Futebol, Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2003.

AREIAS, J. Uma Bela Jogada: 20 Anos de Marketing Esportivo. Rio de Janeiro: Editora Outras Letras, 2007.

CONNELLAN, T. Nos Bastidores da Disney, São Paulo: Editora Futura, 2005.

DERZI, T. Comunicação e Negociação em Eventos Esportivos, Rio de Janeiro: Editora Sprint, 2005.

DOLABELA, F. O Segredo de Luísa, Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

GUERRA, M. O Jogo da Moda: A Transformação do Futebol em Negócio. In: MARQUES, J.C. ; CARVALHO, S. e CAMARGO, V.R.T. Comunicação e Esporte – Tendências. Santa Maria: Pallotti, 2005.

HANLON, P. O Segredo das Marcas Desejadas, São Paulo: Editora Gente, 2007.

HOLANDA, A. Dicionário da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

HUNTER, J.C. O Monge e o Executivo, Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

KOTLER, P. Administração de Marketing, São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MELO NETO, F.P. e CARVALHO, S. Gestão de Marcas nos Esportes: Teoria e Prática. Jundiaí: Editora Fontoura, 2006.

POIT, D.R. Organização de Eventos Esportivos. 4ª edição São Paulo: Phorte Editora, 2006.

REZENDE, B. Transformando Suor em Ouro, Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2006.

ROVELL, D. Gatorade: Primeiro Lugar na Sede, São Paulo: Editora M. Books, 2007.

SABA, F. Aderência à Prática do Exercício Físico em Academias. São Paulo: Editora Manole, 2001.

SBRIGHI, C.A. Como Conseguir Patrocínio Esportivo: Um Plano para o Sucesso no Marketing Esportivo. São Paulo: Phorte Editora, 2006.

SBRIGHI, C.A. Marketing Esportivo: Uma Comunicação Saudável. Disponível em: http://mktesportivo.com.br/comunicsaud.htm

SMIT, B. Invasão de Campo, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

VAZ, G.N. Marketing Institucional: o Mercado de Idéias e Imagens. São Paulo: Editora Pioneira, 1995.
Administracao e Marketing de Clubes Esportivos
Francisco Paulo De Melo Neto
Editora: SPRINT
ISBN : 8573320486
ISBN 13: 9788573320480
Fala Cotta!

Eu já li o "A Grande Jogada - Teoria e Prática do Marketing Esportivo" do Luis Fernando Pozzi. É uma boa leitura sobre o mercado brasileiro e internacional, mas está um pouco desatualizado (já que foi lançado em 1998).

Estou lendo agora o "Marketing Esportivo - A Reinvenção do Esporte Na Busca de Torcedores". Os autores são Irving Rein, Philip Kotler e Ben Shields. É uma bela leitura sobre a necessidade do mercado esportivo (focando mais o norte-americano) em atrair torcedores em um mundo cada vez mais competitivo, tanto pela grande oferta de esportes quanto pelos demais entretenimentos. Só achei que a tradução dá uns vacilos de vez em quando...

O próximo que vou ler é o "The Economics of Football" de Stephen Dobson e John Goddard. Esse só está disponível em inglês, mas parece ser um excelente livro sobre o mercado do futebol (especialmente na Inglaterra).

Outro bastante recomendado é o "Marketig Esportivo" de Melissa Johnson e Jane Summers. Se não me engano, está disponível em português.

Abraços,

Vinicius Barrozo Costa
Livro - GESTÃO DO ESPORTE UNIVERSITÁRIO - UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA AS UNIVERSIDADES
ROBERTO TOLEDO
ISBN-10: 8576570262
Veleu Vinicius...
Carton Rouge Les Dessous Troublants de La Fifa
Jennings Andrew / PRESSES CITE

Esse parece ser bacana, sobre a FIFA, no mesmo estilo do "Os Senhores dos Anéis: Poder, Dinheiro e Drogas nas Olimpíadas Modernas".

Présentation de l'éditeur
Ils sont vingt-quatre à tenir les rênes des finances du football, le sport le plus populaire de la planète... Ce sont les membres du comité exécutif de la toute-puissante FIFA, qui gèrent plusieurs centaines de millions de dollars par an, dont une bonne partie en liquide, dans l'opacité la plus totale. Leur train de vie ? Très aisé... ce qui n'est guère étonnant quand on découvre qu'à leur salaire confortable viennent s'ajouter des frais personnels souvent surprenants, jamais imposables. Quant à leur président, Joseph " Sepp " Blatter, le mystère est total sur ses émoluments. Comme son prédécesseur, le sulfureux Joào Havelange, il a le sens de la famille, le goût du secret, du pouvoir et de l'argent, et ne recule devant aucun obstacle. Andrew Jennings a enquêté pendant quatre ans sur les coulisses de la FIFA, sans jamais céder aux pressions. Commissions occultes, élections truquées, marchés suspects et intérêts juteux, rien ne lui a échappé. Un livre choc, totalement explosif, qui avant même sa parution a provoqué la colère de la FIFA et de son président. Lesquels ont tenté d'obtenir son interdiction. En vain jusqu'à présent...

Détails sur le produit
Broché: 461 pages
Editeur : Presses de la Cité (4 mai 2006)
Collection : Document
Langue : Français
ISBN-10: 225806841X
ISBN-13: 978-2258068414
E ae André..Blz ??
Cara, to procurando faz um tempo já alguem que esteja cursando a Pós-Graduação em Administração e Marketing do Esporte na EPM, estou querendo inciar agora no segundo semestre mas estou na duvida entre a ESPM ou o curso de MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas na Anhembi Morumbi. Você consegue me dar uma diferença boa para eu escolher um ou outro ? Você ta curtindo, as aulas são bem dinamicas ? Para quem ainda não trabalha no ramo, consegue terminar esse curso apto e pronto para o mercado de trabalho ?
Po cara, se voce puder me ajudar fico muito grato, se puder me enviar um e-mail para diegobastos@vivax.com.br e tb me adicionar no msn se vc tiver diego_bastos22@hotmail.com para podermos trocar umas ideias, fica aí o convite.

Abraços
Diego.
Alguem conseguiu o livro Os Senhores dos Anéis: Poder, Dinheiro e Drogas nas Olimpíadas Modernas, estou fazendo busca e nada...
Galera

Estou precisando da apostila dos ultimos cursos ministrados pelo mestre Areias. Alguém poderia enviá-las?

Grato

RSS

Curso de Gestão e Marketing Esportivo com João Henrique Areias

CURSO ONLINE COM PROMOÇÃO DE R$ 497,00 POR R$ 297,00 clique aqui

Baixe os e-books abaixo

gratuitamente

Captação de Patrocínios

Organização de Eventos Esportivos

Assessoria de Imprensa para Eventos

Legado Megaeventos

Planejamento e Gestão do Futebol - Mundo Afora

Vídeos