Diário Lance! - coluna ESPAÇO ABERTO - domingo 25/01/09 - Carioca 2009

Olá pessoal,

Fui convidado para escrever a coluna ESPAÇO ABERTO do próximo domingo. Quero dividir esta tarefa com vocês, moradores do Rio de Janeiro ou não. O tema- O que fazer para recuperar o charme do campeonato? Prazo - até a próxima 5a feira (22/1) à noite. Dêem sua opinião neste fórum e vou tentar sintetizá-las no artigo.

Regulamento do campeonato

Saudações esportivas,

João Henrique Areias

Exibições: 83

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá, João.
Moro em Curitiba desde 85, e o que enxergo, e isso já faz alguns anos, é que o futebol carioca precisa descer do salto, antes de qualquer coisa.
Vejo pelo "respeito" que os times daqui tem pelo pessoal do Rio. Passamos uma imagem de arrogância, prepotência, de times quebrados que se acham no direito de falar grosso.
Me desculpe pelos termos um tanto quando inadequados, mas é a realidade.
E quando eu digo descer do salto, é uma metáfora para uma reengenharia completa. Administrativa, primeiramente, e depois, até mesmo uma alteração na mentalidade do torcedor, com campanhas contra a violência, principalmente.
Hoje, tirando os clássicos jogados nas finais dos 2 turnos, que jogos despertam interesse? Me lembro de jogos muito maneiros entre América x Bangu. Me lembro de ter ido a um Flamengo x Olaria na Rua Bariri (1x0, gol do Adílio de cabeça), e isso tudo era um grande barato.
Mas, quem se arrisca a encarar um jogo desses hoje? O pai não quer saber de levar o filho e a esposa ao jogo quando sabe que pode acontecer briga entre organizadas. Eu raramente vou aos jogos do Flamengo aqui em Curitiba. Pois SEMPRE tem confusão, sempre. E nesse ponto, eu voto no PPV.
É um assunto complexo, com vertentes de todos os âmbitos, mas eu apostaria, inicialmente, numa reforma administrativa pra dar credibilidade ao campeonato, e uma campanha, em paralelo, contra a violência nos estádios.
Abraços,
Alexandre
Alexandre, grato pela excelente contribuição.
Areias
Oi João,

Muito legal... aproveitando, gostaria de convidá-lo também para escrever uma crônica na coluna - Invasão de Campo - do nosso site - www.beladabola.com.br. É um espaço para os homens escreverem sobre futebol, já que o resto do site é todo escrito por nós, mulheres! Ontem eu escrevi na minha coluna, também lá no site, sobre a expectativa do início do Campeonato Carioca e de todos os seguintes. Estou colando aqui, para você dar uma olhada... não falo tanto sobre o que fazer para recuperar o charme, mas as vezes, pode dar alguma idéia! :D
Espero que goste!
um abraço
Fernanda

E ele vem aí!!!

Falta pouco! As férias já acabaram e o momento é de preparação. Faltam poucos dias para a primeira rodada do Campeonato Carioca, para matar a saudade dos estádios, do cheiro do gramado e dos gritos da torcida! Falta pouco para ver os velhos conhecidos em campo e para analisar, cornetar e idolatrar os novos (ou velhos) reforços.

É uma alegria só! O futebol deixa saudades quando arruma as malas e sai para o descanso! O Botafoguense sente saudades da implicância do Flamenguista, que sente saudades do torcedor Tricolor, que também sente falta do Vascaíno. Quem não sente falta em dezembro e janeiro de implicar com um amigo, um professor, um porteiro, porque o time dele perdeu para o seu? O futebol definitivamente não deveria tirar férias!

Mas agora ele está de volta. Nesse final de semana, novamente o som do apito será escutado. O juiz (este sim merecedor de férias!) voltará a roubar cenas (espera-se que apenas cenas), marcando faltas, pênaltis, que irão gerar intrigas, alegrias e dor. Falta pouco para que as cortinas do espetáculo mais emocionante sejam abertas. Enquanto isso, diante de tanta expectativa para a bola rolar, os principais personagens ensaiam para não fazer feio e para agradar o público.

O frio na barriga toma conta do cenário do futebol. Ninguém quer ficar de fora. Nesse período de pré-temporada, todos lutam para conquistar o seu lugar ao sol, a sua vaga no time titular. Afinal, quem não quer sentir o gostinho de ter seu nome aclamado pela torcida novamente, ou pela primeira vez?

Que rufem os tambores, e soem as cornetas, as cortinas estão se abrindo para que todos possam conhecer os vilões, heróis, reis, e todos os outros personagens que irão escrever a história dos campeonatos de 2009! Com muitos sonhos, títulos, conquistas, alegrias e tristezas, que seja mais um ano cheio de emoções. Preparem-se, comprem seus ingressos, preparem a televisão e o coração, porque a bola está prestes a rolar.
Fernanda, belo texto, otimista como eu. É uma visão. É o que espera o torcedor. No final tudo é festa.
Mas Fernanda, será que nossos clubes estão ficando para trás?
Bem, com tantas contribuições ricas e iluminadas, minha tarefa não vai ser fácil...ou vai?
abs, João
Boa tarde, João. Não sei se enquadra na categoria sugestões, porém acho não dá para falar em charme em um ambiente violento e desorganizado. O básico começa por aí. Trabalhar preventivamente para evitar a violência dos torcedores e também a policial e criar uma forma mais organizada e fácil de venda de ingressos já seriam iniciativas progressistas.

Moro em São Paulo e aqui também existem os mesmo problemas. Como sou flamenguista estou sempre no Rio e é sempre caótico comprar ingressos para os jogos mais importantes no Maracanã.

O estadual do Rio tem muitas vantagens. A fórmula de disputa é a melhor, por conta da quantidade de jogos decisivos entre os times grandes. As finais são sempre motivadas, pois o Carioca comparece aos jogos e dá um verdadeiro show nas arquibancadas. E o Carioca tem dado mais importância para o seu estadual do que os paulistas, por exemplo.

Pra mim os diferenciais seriam: a organização e a facilitação na venda dos ingressos e; o trabalho sistemático contra todas as formas de violência.

Com vendas de ingressos pela internet, em mais pontos de venda, com limite de venda por pessoa e com a polícia trabalhando de forma cidadã e educada já teríamos diferenciais extremamente importantes em relação ao nosso maior concorrente, o Paulistão!

O caso da polícia caberia ao Poder Público. Talvez uma idéia seria promover uma seleção dentro da polícia militar e ministrar cursos específicos para os policiais que tenham perfil para trabalhar nesse tipo de evento. Criar um batalhão próprio para esse tipo de evento.

Já a organização e facilitação na venda de ingressos envolvem outros interesses e sem a resolução disso também não há charme que resista.

Abraços João e parabéns pela iniciativa.
Rodrigo, os pontos levantados são muito adequados. Apenas uma ressalva. O Rio criou o GEPE - Grupamento Especial de Policiamento em Estádios. Mais informações na Wikipedia
abs
João
Fala João !

Bem, a minha sugestão sobre como trazer o charme do campeonato carioca é a seguinte: A Federação do Rio deveria dar suporte financeiro aos clubes pequenos. Vemos anualmente que os 4 grandes sempre se sobressaírem, com algumas vezes um ou outro pequeno chegando. Para mim, a Federação deveria trazer reforços de outros estados, jogadores até mesmo experientes e sorteá-los entre os pequenos. Se não competissem em igualdade, pelo menos fariam mais frente do que fazem hoje. Isso elevaria o nível e a competitividade do campeonato. Concordo com a fórmula de disputa, mas o número de competidores encontra-se alto. Dois grupos de 4 times seria o ideal.
Boa tarde João,

Olha muitas coisas deveriam ser feitas para esse retorno, para não ficar chato, elaborei uma especie de check-list:

1)Vamos partir com a ideia que a Federação é muito bem administrada e está com dinheiro em caixa.
2)Ajudaria a colocar 4 grandes jogadores no Futebol do Rio 1 em cada time grande, daqueles que levam o publico ao estádio, pois isso atrairia público.
3)Colocaria preços acessíveis, mas o mais importante do que isso seria a forma como o ingresso seria comprado, disponibilizaria um site para venda com pequenas taxas pela Internet, além de fazer parcerias em postos de venda fáceis como a parceria da CBF com a Nestle no Brasileirão vendendo em Supermercados.
4)Dar condições totais de segurança ao torcedor no estádio
5)Só deixar que haja jogo em campos bons e estádios de bom nível.
6)Selecionar e treinar muito bem os juizes do Campeonato.
7)Manter a fomula atual, mas diminuir o numero de times para 12.
8)Dar suporte aos times pequenos para que eles não sejam meros coadjuvantes no Campeonato.

Acho que com essas oito atitudes acima o campeonato seria bem mais charmoso.
Olá João,

Boa noite a todos. Bem, já que você pediu enumero aqui abaixo sugestões para que o campeonato do Rio que ainda mais "charme".


1 - Não podemos confundir charme com desorganização, ou seja - lição número 01 todos os jogos começando no mesmo horário e sempre respeitando a tabela do campeonato. (lembram do Caixão em 2002, não é tricolores??)

2 - Formula do campeonato 12 clubes - 2 grupos de 06. Mais do que isso cai muito o nível do campeonato com times pequenos.

3 - Uma dos maiores charmes do campeonato sem dúvida - RODADA DUPLA, para a torcida poder ficar gozando um com outro e secar o seu rival. Ou em dia de clássicos - PRELIMINARES com time de juniores. Isso para a molecada não tem preço, além de fazer a torcida chegar mais cedo.

4 - Cada grande clube ter ao menos uma grande contratação de impacto para atrair público aos seus jogos. Imaginem a torcida do Vasco indo ver Titi e Pimpão em São Januário??!!! por R$30 reais o ingresso... Deus me livre

5 - E por último promoção de ingressos para garantir casa cheia e assim garantir TODOS os elementos de um grande espetáculo, com torcida, estádios e bons jogadores.

Garanto que se fizerem isso o campeonato arrebenta esse ano..

Saudações a todos.

Abraços

Paulo Farias
Email do Junior
CARO JOAO,
INICIALMENTE ACREDITO QUE O PRIMEIRO PASSO PARA RECUPERAR O CHARME E O FASCINIO DO CAMPEONATO CARIOCA,PASSA PELA PROFISSIONALIZACAO DOS DEPARTAMENTOS DE FUTEBOL DOS CLUBES.
UMA INTEGRACAO MAIOR ENTRE CLUBES E FEDERACAO CARIOCA,ONDE A FEDERACAO DEVERIA TUTELAR OS CLUBES EM TODOS OS SENTIDOS.
TRANSPARENCIA NA ELABORACAO DA TABELA DO CAMPEONATO,CLUBES E TELEVISAO DISCUTINDO LADO A LADO OS PROBLEMAS E SOLUCOES PARA OS MODELOS E ADMINISTRACOES FINANCEIRAS DOS CLUBES.
INVESTIMENTOS DO CLUBES NAS CATEGORIAS DE BASE COM PRELIMINARES DE JUNIORES PARA AQUECER O JOGO PRINCIPAL.
RECUPERACAO DO QUADRO DE ARBITRAGENS,COM RENOVACAO DO MESMO.
FACILITACAO NA COMPRA DE INGRESSOS PARA OS TORCEDORES E ACAO DOS CLUBES COM PROMOCOES EM JOGOS DE MENOR PORTE.
PACOTE DE INGRESSOS PARA OS TORCEDORES NA TACA GUANABARA E TACA RIO.
QUEM COMPRASSE ESTE PACOTE TINHA PREFERENCIA NA COMPRA PARA SEMI E FINAIS DO CAMPEONATO.
ENQUANTO OS CLUBES ESTIVEREM SENDO DIRIGIDOS POR VOLUNTARIOS NOS DEPARTAMENTOS DE FUTEBOL, DIFICILMENTE ACREDITO NUM RETORNO EM BREVE TEMPO DOS TORCEDORES AOS ESTADIOS QUANDO ISSO ACONTECIA DESDE A PRIMEIRA RODADA.
TEREMOS COMO SEMPRE NAS SEMI-FINAIS E FINAIS MARACANA CHEIO PORQUE O TORCEDOR CARIOCA NAO E BOBO.E SE O PRODUTO E DUVIDOSO ELE SE RECUSA A PARTICIPARA DO ESPETACULO,ONDE ELE TAMBEM E PROTAGONISTA.
ALGUNS PONTOS PARA SEREM DISCUTIDOS JOAO!!!
GRANDE ABRACO
JUNIOR
Caro Junior,
Ótimas observações e não poderia ser de outro jeito de quem já viveu épocas de ouro do campeonato dentro do campo e tem a experiência fora de campo (no clube e na mídia). Quando vc fala em tutela da federação, entendo como organizadora do evento, com atuação semelhante à da NBA por exemplo. É isto mesmo?
Obrigado e suas considerações serão incorporadas ao artigo.
Abs
João

LEO JUNIOR to me
EXATAMENTE,E FAZER O MELHOR PARA OS CLUBES E NAO PARA A FEDERACAO.POIS ELA SO EXISTE PORQUE EXISTEM OS CLUBES.
E NAO CRIAR SEMPRE DIFICULDADES PARA OS MESMOS DENTRO DA COMPETICAO.
ABS
JUNIOR
Ao analisar rapidamente as opiniões abaixo, verifiquei que vários pessoas enviaram excelentes sugestões para a realização de um campeonato carioca mais organizado e profissional, mas o tema é, como recuperar o CHARME do torneio não é verdade? pois bem, eu que acompanho futebol intensamente desde do inicio dos anos 70, pude conferir o tal charme do campeonato do Rio em relação a outros regionais. O ponto alto era a forma de jogar, o estilo dos jogadores, a valorização da habilidade e distribuição de talentos entre pelo menos 06 clubes, os 04 grandes e mais América e Bangu, sem contar que todo ano um pequeno aparecia para infernizar a vida dos demais. Ganhar do Olaria na Rua Baririr era complicado, o Campo Grande sempre engrossava os seus jogos, o Madureira sempre apresentou equipes boas técnicamente falando. Com isso a competição se tornava charmosa, porque era bonito ver o jogo, hoje não existe charme futebolistico em nenhum campeonato, nem mesmo na Champions Ligue da UEFA, onde a tônica é o rigor tático e a correria.
Claro que os tempos são outros, mas se o futebol do Rio quiser recuperar o seu charme e acrescentar uma dose de modernidade seria possivel, porém para se diferenciar do estilo dos demais estados é só voltar a beber da fonte, ou seja, o futebol do Rio herdou do futebol da Argentina que até as decadas de 40 e 50 era a melhor escola do mundo, o jeito refinado de jogar, estilo este trazido pelos técnicos Hermanos que vieram para cá, este estilo migrou para as categorias de base, para os suburbios e até para cidades do interior do Rio e de outras Unidades da Federaçao cuja a influência carioca era grande.
Sendo assim, todos os meses praticamente desembarcavam nos portões dos grandes do Rio jovens esperançosos em construir uma carreira como jogador de futebol, cheios de habilidade com a bola, jogadores com dominio, bom toque vertical cujo o destino era o futebol carioca, que os acolhia muito bem.
No nordeste por exemplo esta divisão já era feita na raiz, se o cara fosse corredor, raçudo e pegador ele tentava a sorte em São Paulo, se tivesse um estilo mais clássico ia para o Rio, a coisa funcionava assim naturalmente.
Então com todo respeito à opinião dos demais participantes deste fórum, não é com regras e procedimentos rigidos de gestão que o futebol do Rio vai reconqueistar seu charme, com a aplicação das maioria das sugestões que li até agora ele vai se tornar mais organzado, mais previsivel, mas o charme em todas as manifestações populares tipo futebol, carnaval e etc., têm como caracteristica uma boa dose de desorganização. Até os anos 70 os clubes tinham olheiros, uma função que apesar de não ser nada profissional descobria craques, hoje existem os agentes FIFA profissionais que fabricam atletas em Laboratório, ou seja, esta é a prova que profissionalização e organização não proporcionam charme.
Sendo assim, tendo em vista o tema da discussão acho que para o campeonato do Rio recuperar o charme é preciso uma volta às origens do ponto de vista técnico, ou seja, todo mundo precisa saber jogar, hoje até o goleiro precisa ter uma certa intimidade com a bola, enfim se vc quiser um jogador alto forte ou pegador tudo bem, mas este jogador tem que saber acertar um passe de 10 metro pelo menos, ele precisa saber correr com a bola, pois tem volante ai que não sabe, quando tenta perde a cordenação motora, meio de campo que não sabe lançar, lateral que não sabe dar um dribe e quando vai na linha de fundo não sabe cruzar, na minha infãncia a gente houvia dos treinadores o seguinte, lateral que não apoia mata o meio de campo, porque o lateral tinha que se apresentar e tocar a boala, fazer um dois, fazer o tomá lá dá cá, hoje em dia os caras só correm!! , as vezes não conseguem sequer dominar uma bola alta, muito menos trabalhar o jogo.
Então é isso, o Rio não precisa nem pode dar as costa para a evolução fisica do jogo mas não pode jogar no lixo nossa até bem pouco tempo principal caracteristica, a habilidade, não podemos desprezar um atleta técnico em favorecimento a um jogador limitado, mas com um penteado da moda, que se dpila, usa 05 brincos em cada orelha, resumindo, o metrossexual não pode matar o craque.

José Luiz - BH

RSS

Curso de Gestão e Marketing Esportivo com João Henrique Areias


CURSO ONLINE COM PROMOÇÃO DE R$ 497,00 POR R$ 297,00 clique aqui

Baixe os e-books abaixo

gratuitamente

Captação de Patrocínios

Organização de Eventos Esportivos

Assessoria de Imprensa para Eventos

 

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Fotos

  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Joao Henrique Areias.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço