Diário Lance! - coluna ESPAÇO ABERTO - domingo 25/01/09 - Carioca 2009

Olá pessoal,

Fui convidado para escrever a coluna ESPAÇO ABERTO do próximo domingo. Quero dividir esta tarefa com vocês, moradores do Rio de Janeiro ou não. O tema- O que fazer para recuperar o charme do campeonato? Prazo - até a próxima 5a feira (22/1) à noite. Dêem sua opinião neste fórum e vou tentar sintetizá-las no artigo.

Regulamento do campeonato

Saudações esportivas,

João Henrique Areias

Exibições: 83

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá João,

O que foi feito no campeonato carioca em anos passados poderia realmente ter afundado o interesse do torcedor: fraudes nas rendas e principalmente nos resultados de alguns jogos foram ataques quase fatais à sua credibilidade.
Mas apesar disso o torcedor do Rio de Janeiro gosta do Carioquinha, da rivalidade regional, dos jogos decisivos, da taça GB e taça Rio, e desta forma, ano após ano, o Brasil (sim, o Brasil) se esquenta e volta os olhos para cá, ainda com grande interesse.
Enquanto o Campeonato Brasileiro, com um regulamento de pontos corridos que premia a regularidade, ainda parece uma possibilidade remota para os times do Rio, o Carioca alimenta o espírito do torcedor.
Para o futuro do nosso campeonato e até o dos times cariocas nas principais competições do Brasil e América do Sul, acho que o fortalecimento dos pequenos é fundamental. Neste caso, a ajuda dos 4 grandes parece inviável, já que atualmente enfrentam dificuldade para resolver os próprios problemas. A Federação do Rio também não teria forças suficientes, além da política, e as prefeituras que já patrocinaram times do interior, como a Cabofriense, não conseguem manter seus compromissos a longo prazo, algo essencial para se colher resultados no esporte.
Por isso acredito que o interesse do torcedor pelo Campeonato Carioca é a força que pode mudar a situação dos nossos clubes. Uma significativa exposição (e claro, remuneração) para os pequenos e uma levantada no ego dos grandes.

Eduardo Freitas - Torcedor e Analista de MKT
Cheguei atrasado, mas queria deixar o registro aqui.

O campeonato carioca perdeu o charme por diversas razões, talvez a principal é finalmente termos um excelente campeonato brasileiro.

O Brasil como um país gigante que é, tinha nos seus estaduais como OS CAMPEONATOS de futebol, até chegar a TV e a facilidade de viajar pelo Brasil inteiro de avião, aí o brasileiro naturalmente cresceu.

O estadual é uma excelente oportunidade de os clubes que competem na serie A, B ou C fazerem uma boa pré-temporada para o Brasileiro, e uma excelente oportunidade para os times pequenos fazerem algum negócio, só que a maioria deles fica inativo até o final do ano, aí vem o primeiro problema né...

O carioca perdeu o seu charme porque no comando estão aquelas "belíssimas" figuras da federação. Vivemos em um estilo feudal, medieval, colonial, sei lá, só sei que a federação do Rio ainda não chegou nesse século.

Agora, vamos ignorar esses caras, pq me dá até arrepios.

Considerando que tenhamos pessoas 20% competentes na federação, poderíamos sugerir:

- que a federação agisse como as ligas americanas, que contratam os jogadores e colocam nos clubes, e dividem os lucros com as equipes nas vendas. Funciona assim na NBA e na MLS por exemplo. Na MLS (Major League Soccer) quem paga os salários e detém os passes dos jogadores é a liga. Talvez não seja o modelo ideal, mas para o estadual seria uma boa a federação colocar pelo menos um cara realmente bom em cada pequeno, os grandes não precisam dessa ajuda.

- estádios decentes. não precisam ser grandes apenas precisam ser decentes, seguros, bem iluminados dentro e no seu entorno e com gramados bons.

- ter uma segunda divisão decente, isso ajuda o nivel da primeira.

- os horários dos jogos estão ok, tem que se adequar a TV também, que é quem paga mais.

- venda de ingressos: facilitar a venda com mais postos de venda, ingresso avulso pode até ser caro, mas dar descontos na quantidade, tipo vender um carnê. Por exemplo, os grandes já podem vender os seus jogos como mandante antecipados, creio que os 4 fazem, mas o torcedor quer ver um jogo do seu time grande contra o Madureira, por exemplo. Então que tal ele comprar um pacote com 4, 5, 8, 10 jogos que ele possa trocar por um ingresso para os jogos que ele quiser. Assim tambem facilita. O Cruzeiro tem um cartão do torcedor que ele carrega com dinheiro e vai trocando por ingressos, tipo um cartão pré pago. Poderíamos fazer isso no estadual. Assim o torcedor ganha desconto e facilita a sua vida. Tem que trocar por ingresso para não correr risco de chegar na hora do jogo e já estar lotado. Não é difícil implementar isso.

- produtos licenciados. Você chega nos estádios e só tem produto pirata na porta, dentro!!! rsrsrs é fogo assim.

- credenciamento dos vendedores ambulantes: não tem jeito, sei que as pessoas precisam trabalhar, mas precisam ser limpas e organizadas.

- invasões de campo: eu sou vascaíno e acho horrível a quantidade de gente que entra em campo em São Januário nos jogos. Crianças que nem uma peça de roupa é uniforme do Vasco entra, é uma várzea!!! Pior que isso só a imprensa invadindo o gramado. É muito feio isso. Acho que só deveria entrar em campo os jogadores e os árbitros, mais ninguem.

Tem muita coisa que pode mudar. Mas acredito que o simples fato de o campeonato carioca vir mantendo o mesmo calendário e regulamento há alguns anos já é uma grande coisa boa.
Olá João!

Bom realmente alguns jogos não tem a mesma importância de outros tempos. América x Bangu não são mais clássicos de grande apelo de público, mas o que a federação tem feito pra apoiar os clubes ditos pequenos??Nada. A Federação Paulista criou o campeão do interior, onde os clubes do interior mais bem colocados no paulista disputam um campeonato a parte.

Além do mais a credibilidade do Carioca está numa decendente mosntruosa, as adminstrações anteriores como a do Sr. Caixa D'água fere não só a imagem dos clubes como a do campeonato inteiro, mas parece que não vai mudar com o Sr. Rubens Lopes apoiado pelo "queridíssimo" Eurico Miranda que circula livremente dentro da Federação Carioca mesmo sem ter vinculo com clube nenhum.

A graça de todos os campeonatos hoje é a torcida. Os espetáculos feitos no maracanã pelos torcedores tem chamado a atenção, assim como em outros estados RS,PR,SP,MG.

Cito o jogo de ontem como exemplo, Fluminense x Madureira, onde o públlico presente foi de pouco mais que 8.000 pessoas. Durante o dia problemas de ordem pública nas proximidades do Maracanã, chuva, às 22:00 de uma quarta-feira, o jogo foi transmitido por duas emissoras de TV, o preço do ingresso é R$30,00 e pra completar as torcidas Organizadas, que são as responsáveis por maior parte desses espatáculos de torcidas, fizeram protesto por não receberam ingresso da diretoria(o que eu acho correto por parte da diretoria).Qual o atrativo pro torcedor?!? Nenhum.

A violência também influência mas as campanhas de conscientização pra evitá-la não tem força nenhuma. As campanhas para a preservação do maracanã, feita pelo governo do estado, é mais impactante do que a contra a violência.

Mas tem seu charme o estadual, gosto de ver a evolução dos times e os clássicos só abrilhantam o campeonato.

Abraço.

RSS

Curso de Gestão e Marketing Esportivo com João Henrique Areias

CURSO ONLINE COM PROMOÇÃO DE R$ 497,00 POR R$ 297,00 clique aqui

Baixe os e-books abaixo

gratuitamente

Captação de Patrocínios

Organização de Eventos Esportivos

Assessoria de Imprensa para Eventos

Vídeos

• Adicionar vídeo
  • Exibir todos